quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PROINFO INTEGRADO

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado)

O que é?

O ProInfo Integrado é um programa de formação voltada para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais oferecidos pelo Portal do Professor, pela TV Escola e DVD Escola, pelo Domínio Público e pelo Banco Internacional de Objetos Educacionais.

CURSOS OFERTADOS

Introdução à Educação Digital (40h): Curso básico para professores que não têm o domínio mínimo no manejo de computadores/internet. O objetivo deste curso é possibilitar aos professores e gestores escolares a utilização de recursos tecnológicos, tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos/multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação (e-mail, lista de discussão, bate-papo, blogs).

Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC (100h) - visa oferecer subsídios teórico-metodológicos práticos para que os professores e gestores escolares possam:

- compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas;

- planejar estratégias de ensino e de aprendizagem, integrando recursos tecnológicos disponíveis e criando situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem efetivamente num bom desempenho acadêmico.

- utilizar as TIC nas estratégias docentes, promovendo situações de ensino que focalizem a aprendizagem dos alunos e resultem numa melhoria efetiva de seu desempenho.

Elaboração de Projetos (40h) : visa capacitar os professores e gestores escolares para que eles possam desenvolver projetos a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na escola.

Curso Especialização de Tecnologias em Educação (400h)

- A proposta principal do curso tecnologias em educação é propiciar a formadores/multiplicadores dos programas ProInfo Integrado, TV Escola, Mídias na Educação, Formação pela Escola e Proinfantil e a professores efetivos da rede pública de ensino e gestores escolares especialização, atualização e aprofundamento nos princípios da integração de mídias e a reconstrução da prática político-pedagógica. Esses objetivos gerais podem ser desdobrados nos principais objetivos específicos:

- Desenvolver competências que permitam orientar, produzir, capacitar e apoiar o uso/aplicação político-pedagógica das tecnologias de informação e comunicação nos sistemas escolares das diversas unidades da Federação;

- Possibilitar a tomada de consciência para compreender as várias dimensões do uso pedagógico das novas mídias e tecnologias, favorecendo a reconstrução das práticas educativas, tendo em vista o contexto da sociedade em constante mudança e uma nova visão epistemológica envolvida nos processos de conhecimento;

- Planejar e executar ações a partir de uma ótica transformadora viabilizando a articulação entre o projeto político-pedagógico, as atividades de gestão e a prática educativa mediada por tecnologias.

Quem pode participar?

Professores e gestores das escolas públicas contempladas ou não com laboratórios de informática pelo ProInfo, técnicos e outros agentes educacionais dos sistemas de ensino responsáveis pelas escolas.

Como participar?

Professores interessados podem procurar a secretaria de educação do seu estado ou município.

19 comentários:

  1. O curso do proinfo é bom,muito interessante, nos ajuda a adquirir mais conhecimento sobre informática, auxiliando assim a nossa prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  2. O curso está sendo muito bom para mim, estou aprendendo muita coisa sobre o uso da internet e como usá-la para ministrar aulas dentro do curso proinfo.
    Entrei no curso com a mala "vazia" e vou sair com a mala "cheia" para distribuir com os demais.

    ResponderExcluir
  3. Quando nós acreditarmos que somos capazes de transmitir o conhecimento, nos tornaremos de fato professores.

    ResponderExcluir
  4. A arma mais potente do mundo é a EDUCAÇÂO, dessa forma, os governantes teem que investir na mesma para que possamos ter pessoas civilizadas,críticas,pessoas que reconheçam seus deveres e lutem por seus direitos com justiça.Investir no professor, é se preocupar com a educação, é pensar realmente em melhoria. O curso da proinfo é um bom caminho para que possamos acompanhar o mundo tecnológico com segurança. Quanto ao orientador do curso, o mesmo é responsável, procura cumprir com seu papel e faz o melhor que pode para nos ajudar.
    Poderiam pensar também, em liberar internet para os professores em casa, se assim fosse, seria um bom investimento para que os mesmos podessem estar conectados sempre que necessário.Valeu? Pensem nisso!
    Abraço.
    Eliane

    ResponderExcluir
  5. Vivemos num mundo globalizado portanto não podemos ignorar que precisamos buscar novos conhecimentos na era digitalizada e para que possamos também orientar nossos alunos para se prepararem para uma sociedade em constante transformação.O curso está sendo muito importante para a minha vida profissional como também o orientador passa de forma clara a informações sobre o curso.
    Núbia.

    ResponderExcluir
  6. sobre o curso:
    O proinfo é um curso que nos proporciona, muito aprendizado novos conhecimentos,atáves do mesmo nos tornamos aptos a utilizar o sitema linux,já que o mesmo esta sendo nescessário, não só em escolas mas também nos concursos atuais ,E interresante recebermos o certificado, por meio dele, estamos sendo beneficiados com essa nova forma de uso a informática,tão importante para nosso desempenho como Professores.,
    O professor;
    Demostra muita capacidade de atuar nesse curso não só pelo empenho em fazer o melhor ,mas também pelo conhecimento que demostra possuir, é muito interresante também a sua paixão por informática,a forma como coloca cada atividade com muita organizãção e prtaticidade. Rosemeire Domingues.

    ResponderExcluir
  7. Estou achando muito interessante,espero aprender e que seja proveitoso na minha vida profissional e pessoal.quanto ao desempenho do professor também acho muito bom.
    Joelma Santos Fraga.

    ResponderExcluir
  8. Acho muito importante, pois futuramente poderei também passar este mesmo conhecimento para os meus alunos.

    E o professor estar mostrando a sua eficácia a cada dia que passa no lidar com seus alunos.

    ResponderExcluir
  9. O curso é maravilhoso e bastante interessante.
    Espero que no futuro eu tenha a chance de praticar tudo o que estou aprendendo.
    Em relação ao curso é bastante proveitoso.
    O professor é preparado e confiante no que estar transmitindo.

    Ana Lúcia

    ResponderExcluir
  10. O CURSO PROINFO aconteceu no momento exato,pois preciso muito de ajuda no que se refere a informática.Acredito que colherei pelo menos 70% das informações obtidas para que eu possa aplicar principalmente no meu trabalho e também no meu dia-a-dia.
    Quanto ao professor do curso,este tem a experiência e paciência suficiente para o aluno entender e aprender o que é transmitido nas aulas.

    Laede

    ResponderExcluir
  11. A informática é de fundamental importância para nossa prática pedagógica. Antes tínhamos que ficar pesquisando em diversos livros que muitas vezes não apresentavam conteúdos atualizados, hoje, graças ao conhecimento de informática, podemos fazer pesquisas para planejar nossas aulas com maior eficácia. Agradeço ao professor pela dedicação.
    Anastácia

    ResponderExcluir
  12. O Curso Proinfo é muito importante, pois vem auxiliar o professor no aplicação de suas atividades e ao discente no desenvolvimento das mesmas.Logo, diante do mundo informatizado tanto o docente quanto o discente deve estar atualizado, a fim de acompanhar a evolução e aumentar os conhecimentos.
    Como aluna desse curso, não estou tendo dificuldade, pois já tenho conhecimento a respeito de informática.Dessa forma, o Proinfo é e será mais um mecanismo enriquecedor.

    ResponderExcluir
  13. O Proinfo é um curso muito interessante que irá ajudar no nosso cotidiano escolar. A tecnologia é essencial para o sucesso do nosso trabalho.

    ResponderExcluir
  14. O curso está sendo de grande aproveitamento para nós professores, pois está nós ajudando a buscar novas formas de conhecimento na utilização da tecnologia em nossa prática pedagógica diária, tonando assim nossas aulas mais dinâmicas e prazerosa.

    ResponderExcluir
  15. O curso Proinfo está sendo proveitoso no que diz respeito à familiarização com a internet - hoje, extremamente importante em nossa vida. No entanto, para aquelas pessoas que já têm um conhecimento na área o mesmo deixa a desejar.

    Geise e Sirlede.

    ResponderExcluir
  16. O Curso Proinfo, é de grande importância para nós professores, pois nos auxiliam no desempenho das nossas atividades diárias e nos aproxima a realidade tecnológica.
    O Curso está nos preparando para o desempenho cotidiano com nossos alunos no laboratório da nossa instituição.

    ResponderExcluir
  17. O ambiente escolar é propício para o aluno construir seu próprio conhecimento,embora não possa ser deixado a cargo de um simples livro. É necessário ressaltar, a importância da atuação do professor como mediador. Essa atuação consiste em observar, pesquisar, concluir e posicionar-se diante das oportunidades que surgirão no decorrer da construção de tal conhecimento.



    Crispina e Crispiniana Silva de Queiroz Souza

    ResponderExcluir
  18. Não é novidade que a tecnologia e a internet tem contribuído muito para que o conhecimento não fique guardado nas estantes das bibliotecas. No entanto esse saber à disposiçaõ não terá utilidade se não soubermos como acessá-lo. Desenvolver as habilidades de pesquisa nos estudantes é um dos grandes desafios do professor atualmente.



    Crispina e Crispiniana Silva de Queiroz Souza

    ResponderExcluir
  19. Acreditamos ser fundamental manter os professores informados e treinados nessas novas tecnologias, para trabalhar da melhor maneira possível. Por isso, afirmamos que esse curso foi válido, afinal todo conhecimento adquirido é importante.

    Alunas: Edileide Costa e Saara Suzart

    ResponderExcluir