sábado, 25 de setembro de 2010

FORMATURA DOS CURSISTAS - PROINFO INTEGRADO - MACAJUBA - BA.


No dia 18 de setembro de 2010, no Centro Cultural Pedro Borges Sampaio, às 10:00h, aconteceu a formatura das turmas do CURSO PROINFO INTEGRADO.
Estiveram presentes, o Exmo. Sr. Luiz Tarciso Cordeiro Pamponet, Prefeito de Macajuba, a secretária municipal de Educação: Noly Lopes Pamponet Rodrigues, os também secretários: Evanuzia de Jesus (Ação Social), Igor Pamponet (Finanças), Kira Jones Pamponet, os vereadores José Filho, Roque Macedo, o PR. Edilson da Assembleia de Deus, a Coordenadora Geral Regina Lucia Silvany, além de outras autoridades, membros da comunidade e demais entidades constituídas.
No início, a Prof.ª Fernanda Kelly, passou uma apresentação de slides para as suas turmas e fez os agradecimentos.
Logo em seguida, o Professor Formador Jailson Ribeiro, leu uma mensagem de otimismo para os seus cursistas, agradeceu a Deus em primeiro lugar pela coragem e força de ter aceito este desafio e de o ter vencido com muita desenvoltura.
O Exmo. Sr. Prefeito, Tarciso, agradeceu a todos por terem se dedicado a este curso, ressaltando a grande importância deste para o desenvolvimento da educação do nosso município.
A secretária de Educação Sra. Noly, também agradeceu a todos, dizendo-se muito feliz, por ter conseguido mais esta vitória para a educação municipal.
Em seguida, a Coordenadora, Regina Lúcia, também fez seus agradecimentos e considerações.
Após, deu-se a entrega dos certificados e para continuar o clima de festa, foi oferecido salgados e refrigerantes a todos os presentes.
Podemos ver no rosto de cada um, a alegria e a satisfação por mais esta conquista.
Os cursistas agradecidos, parabenizaram o professor formador Jailson, por sua dedicação, sabedoria e capacidade em ensinar.
Deus, em tudo seja louvado.
A Ele, a honra, a glória e todos os nossos agradecimentos.

15 comentários:

  1. Olá... Estive visitando seu blog, adorei! Quero parabeniza-lo pelo Trabalho. Estou no RN, e sou tutora da primeira turma do nosso município, será que é possível vc me enviar as apostilas que preparou para a aula com as planilhas eletrônica? Preciso estudar para dar essa aula, acredito que poderia me ajudar.
    Abraços, Paula Edilma
    Email: paulaedilma@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Questionamentos:
    1 - Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
    Esta é uma necessidade premente no processo ensino-aprendizagem, levando-se em conta que o progresso, como lei da natureza, leva a transformações significativas no nosso modo de pensar e agir. Dessa forma, a educação não pode portar-se de maneira estática e inflexível, mas deve acompanhar as mudanças do mundo contemporâneo, revendo assim, a sua prática em sala de aula, e portanto, fazendo uso dessa ferramenta tão importante na atualidade.
    Fátima Fraga

    ResponderExcluir
  3. 2 - Você já apresentou esse questionamento a colegas, pais ou mesmo aos estudantes?
    Sim.
    3 - Caso tenha feito, que respostas ouviu?
    A utilização das TIC no processo educativo é de fundamental importância, pois, se bem direcionada, atua como excelente mecanismo para ampliação dos níveis de interesse e participação dos educandos na sala de aula.
    Fátima Fraga

    ResponderExcluir
  4. 4 – Teria por acaso ouvido que precisamos preparar os educandos para o mercado de trabalho?
    Sim.

    5 – Você ficou satisfeito com esta resposta ou pensou em outros aspectos além deste?
    Penso que a educação vai muito além de preparar os educandos apenas para o mercado de trabalho. Educar é preparar o indivíduo para a vida, formando cidadãos proativos, críticos e criativos, contribuindo para a formação de seu caráter.
    Fátima Fraga

    ResponderExcluir
  5. Vídeo: Criança - a alma do negócio
    O vídeo nos mostra o poder do marketing através da TV, sobre as novas gerações. Meninos e meninas ficam horas em frente à TV com o consentimento dos pais, absorvendo tudo que lhes é induzido através da tela e desde cedo, assumem comportamentos inadequados a sua idade. Não se preocupam, os pais, com que os filhos estão assistindo, importante é que não estejam na rua. Dessa forma, não vivem as fases normais da vida (infância, pré-adolescência, adolescência, juventude), tornam-se “pequenos adultos”, passam a ser exigentes, vaidosos, sensuais e altamente consumistas. Assim, as novas tecnologias, não bem direcionadas, vão atuando com o seu poder nefasto, sobre as mentes das crianças, causando certamente transtornos futuros para ambos.
    Fátima Fraga

    ResponderExcluir
  6. Vídeo: Viciado em world of warcraft
    Além dos vícios conhecidos: alcoolismo, drogas, fumo e outros, surge no cenário do século XXI, o vício à tecnologia. Jovens passam horas e horas em frente ao computador ou vídeo game, em casa ou na lan house, vivendo a ilusão, distanciando-se do mundo de relação, onde deveriam está se relacionando com pessoas e não com máquinas. Tornam-se frios e calculistas.
    Este comportamento nos jovens vem se configurando como o transtorno que mais cresce no século atual, induzindo ainda a violência e o suicídio.
    Fátima Fraga

    ResponderExcluir
  7. Vídeo: Fases da Revolução Industrial
    O avanço tecnológico mundial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a Revolução Industrial. Inicialmente, com máquinas a vapor, avançando mais tarde para outras descobertas e invenções com o trem e navio a vapor e mais recentemente em meados do século XX,a invenção de computadores e o desenvolvimento da robótica. A Revolução Industrial foi um marco na história da humanidade, porém, com todo o progresso científico e tecnológico alcançado, não se resolveu problemas sociais graves como o a fome, a miséria e os preconceitos e o que é pior, gerou uma onda de consumismo tão grande que criou-se um outro problema, a exploração irracional dos recursos naturais, que poderá comprometer o futuro das próximas gerações.
    Fátima Fraga

    ResponderExcluir
  8. Vídeo: O impacto da tecnologia da informação na vida social
    A humanidade tem dado um salto muito grande em termos de desenvolvimento tecnológico. Equipamentos de última geração têm auxiliado pessoas que deles necessitam, porém, devemos ter cuidado para que essa alta tecnologia não afete as nossas relações nos tornando frios, distantes e insensíveis.
    Fátima Fraga

    ResponderExcluir
  9. Vídeo: Ladislau Dowbor – Educação e Tecnologia
    Para o professor Ladislaw, diante dos variados tipos de tecnologias que temos à disposição, a escola deve repensar seu papel, deixando de ser lecionadora e mais organizadora de conhecimento.
    Fátima Fraga

    ResponderExcluir
  10. Vídeo: Navegar é preciso
    A internet passou a ser, a partir da década de 70, a maior ferramenta de comunicação do planeta, permitindo-nos efetuar inúmeras operações, sem que precisemos sair de casa. Podemos ouvir música, estudar, comprar, vender, assistir filmes, namorar, marcar encontros, etc.
    Porém, com a expansão da internet, começaram a surgir so problemas: vírus, cavalo de tróia ou outros. Para tanto, surgiram programas anti-vírus para combater a entrada de programas perniciosos na rede.
    Fátima Fraga

    ResponderExcluir
  11. Vídeo: Os Invasores
    A inteligência humana nos foi dada por Deus para o uso no bem, mas a criatura humana a utiliza muitas vezes para o mal. Assim, da mesma forma que o homem usou sua inteligência para a invenção do computador, também a utilizou para a criação de mecanismos que destroem sua própria invenção como é o caso dos vírus, worm, cavalo de tróia, bot, spyware, keylogger e screenlogger, que infestam os computadores, destruindo programas e consequentemente tudo que estiver armazenado nos computadores.
    Fátima Fraga

    ResponderExcluir
  12. Vídeo: Spam
    Navegar pela internet é está navegando também no mundo da incerteza e da insegurança. Cada vez mais, os hackers maliciosos tendem a melhorar seus programas para violar de forma ilegal e imoral a privacidade dos internautas, capturando senhas, dados pessoais que os facilitem a aplicar golpes, fraudes, efetuar saques bancários, etc. Dentre estes, estão os SPAM, SPIM e SPIT.
    Um exemplo comum são as correntes - mensagens eletrônicas que nos solicitam enviar para um grande número de amigos.
    Fátima Fraga

    ResponderExcluir
  13. Vídeo: A defesa
    Se os ataques aos computadores vão ficando cada vez mais sofisticados, da mesma forma os mecanismos de defesa vão sendo aprimorados para atender essa demanda nefasta dos sistemas cibernéticos. Muito embora já existam os softwares de proteção, os anti-vírus, anti-spams, as atualizações de programas, estes, não nos dão plena segurança ao navegar pela internet. É preciso muito cuidado para não cairmos em armadilhas. Dicas como: usar e-mails diferentes para trabalho, amigos, compras; não divulgar informações pessoais como endereços de e-mail, dados cadastrais de bancos, número de cartões de crédito; senhas; não ser um clicador compulsivo, são orientações fundamentais para que não nos encontrarmos em apuros mais tarde.
    Fátima Fraga

    ResponderExcluir
  14. Vídeo: A história da internet

    Nos tempos da guerra fria, onde as duas potências mundiais (União soviética e EEUU), disputavam a soberania mundial, surgiu a idéia da internet.
    Depois dos lançamentos dos satélites SPUTINIK I (soviéticos – 1957) e do EXPLORER I (americanos – 1958), o mundo assistiu perplexo, a descida do homem à Lua (1967), estabelecendo-se a partir de então, o início da comunicação global.
    A princípio, uma estrutura científica e tecnológica criada para fins militares que, ao longo do tempo foi sendo desenvolvida até chegarmos à criação das duas grandes redes: MINER e INTERNET. A primeira, para uso militar e a segunda, para utilização pública. A INTERNET, portanto, é uma super-rede mundial que está revolucionando as relações estabelecidas nos negócios, política, educação, bancos, recreação e empresas.
    Fátima Fraga

    ResponderExcluir
  15. Atividade 1.5

    Compraria o Notebook Megatron por ter maior capacidade de memória (4GB) mesmo o preço sendo um pouco maior.
    Fátima Fraga

    ResponderExcluir