terça-feira, 31 de agosto de 2010

ATIVIDADE DA UNIDADE V

UNIDADE V

COOPERAÇÃO (OU INTERAÇÃO) NA REDE?


Tema: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

1 – Expresso minhas reflexões acerca dos conteúdos de estudo?
2 – Fundamento minhas reflexões?
3 – Demonstro ter compreendido os conceitos necessários para atingir os objetivos propostos?
4 – Busco aprofundamento teórico nas referências complementares sugeridas e/ ou outras fontes?

10 comentários:

  1. A construção do conhecimento consiste em observar, pesquisar, comparar, explorar, relacionar, discriminar,levantar hipóteses, concluir e posicionar-se.A ação construtivista implica em considerar o que o aluno já vivenciou e já conhece, estabelecendo metas que resultem em uma ampliação do seu conhecimento.
    Isaildes e Antonia

    ResponderExcluir
  2. O professor tem o papel de tornar a sala de aula um ambiente construtivista, pois ser construtivista é acreditar que o conhecimento não é transmitido de uma pessoa para outra, mas construído através da atuação do próprio individuo sobre o que deve ser conhecido. È considerar o que o aluno já vivenciou e já conhece sobre determinado conteúdo estabelecendo metas que resultem em uma ampliação de seu conhecimento inicial. Fabrizzia Souza.

    ResponderExcluir
  3. A construção do conhecimento implica em reflexões e indagações acerca dos conteúdos , pois ao ler determinado texto deve-se fazer alguns questionamentos, e ao fazê-los, procurar fundamentar o conteúdo estudado, tendo assim maior compreensão sobre o tema.
    Ana Lucia Reis
    Maria Rita de Jesus

    ResponderExcluir
  4. Na Construção do Conhecimento acreditamos que o conhecimento não é transmitido de uma pessoa para outra, mas construído através da atuação do próprio indivíduo sobre o que deve ser conhecido. Essa atuação consiste em observar, explorar, pesquisar, comparar, relacionar, discriminar, levantar hipóteses, concluir, posicionar-se... Nos educadores devemos acreditar no poder da informação como forma de ampliar e sistematizar o que o aluno já conhece, buscando a construção do conhecimento científico.
    Cursistas: Josete Macêdo e Itamar Lopes

    ResponderExcluir
  5. Na Construção do Conhecimento devemos trabalhar sempre com desafios que permitam ao aluno ir além do que sabe, fazendo-o buscar soluções que superem sempre as já conhecidas. Nos educadores devemos oferecer ao aluno oportunidades de respostas, caminhos e soluções variadas e criativas, estabelecendo entre eles a troca das muitas possibilidades do pensamento.
    Cursistas: Jozinete Macêdo e Marineuza Paixão

    ResponderExcluir
  6. A construção do conhecimento ocorre quando o indivíduo é capaz de observar, pesquisar, comparar, relacionar e levantar hipótese sobre determinado assunto. Hoje em dia não cabe mais ao professor e a escola só a função de transmissão de conhecimento, já que existem outros meios com esta eficiência. Destina-se ao professor e a escola a função de possibilitar o conhecimento usando múltiplas e variadas modalidades de informações já disponíveis para que haja essa aprendizagem construtivista.
    Mª Helena Alves e Gildete Teles

    ResponderExcluir
  7. A construção do conhecimento consiste em refletir e questionar sobre determinado assunto com eficiência e determinação. Cabe a escola criar um ambiente construtivista que possibilite a construção dessa aprendizagem.
    Sandra Alves

    ResponderExcluir
  8. À escola e ao professor não cabe mais a função de transmissão de conhecimento, já que existem outros meios com esta eficiência. Teriam, sim, a função de possibilitar o conhecimento usando as múltiplas e variadas modalidades de informação já disponíveis.
    Desta forma o professor é orientador do estudo. O professor é aquele que deve orientar o processo da aprendizagem, estimular a pesquisa e o saber. O aluno é o agente da aprendizagem, tornando-se um estudioso autônomo, capaz de buscar por si mesmo os conhecimentos.
    A construção do conhecimento pode se dar com conteúdos apreendidos e elaborados pelo sujeito tornando mais culto, modificando seu modo de ser, ou como uma inovação na bagagem do saber da humanidade.
    Ao transformar a nossa prática, levaremos o aluno não só a desenvolver outros tipos de inteligência, como também a construir os diversos conhecimentos com mais facilidade.

    Eliane Alves e Eliane Vitória

    ResponderExcluir
  9. A construção do conhecimento depende do esforço de cada um que se preocupa em fazê-la.É preciso refletir, buscar através da pesquisa virtual ou outros recursos que sirvam de subsídios para manter informações precisas. Construção essa, que na minha concepção dá-se no momento em que você se intera com informações externas que completem o seu pensamento o seu saber.
    Laede Carvalho da Silva

    ResponderExcluir
  10. A construção do conhecimento é uma busca constante, principalmente na área de educação, pois graças às novas tecnologias, as informações estão sendo transmitidas cada vez mais rápido. É necessário que essa busca venha acompanhada de reflexão permanente e objetivos definidos, dessa forma, será possível fazer um aprofundamento teórico e assim, melhorar a prática. O professor hoje, pode e deve realizar essa busca, porque só assim, realizará um bom trabalho.

    Alunas: Edileide Costa e Saara Suzart

    ResponderExcluir