terça-feira, 31 de agosto de 2010

ATIVIDADE DA UNIDADE IV

UNIDADE IV

ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS



TEMA: REFLETINDO SOBRE “LEITURA E ESCRITA DIGITAL”

Pesquisar sobre este tema e fazer o trabalho observado estes passos a seguir.

ATIVIDADES

Fazer um relatório sobre Projeto Integrado de Aprendizagem
1 – CAPA
2 – APRESENTAÇÃO DO PROJETO
3 – DESENVOLVIMENTO/RESULTADOS
REFERÊNCIAS

OBS: VER MODELOS NA PÁGINA 137 DA APOSTILA CD QUE LHES FOI ENTREGUE.

1 – Formatação da capa do documento (Centralizar)
2 – Inserir imagem sobre o tema
3 – Formatar Parágrafo
4 – Formatar fonte “Times New Roman” tamanho 12

21 comentários:

  1. Leitura e Escrita Digital

    Na leitura e escrita digital o aluno consegue abrir um leque de informações sobre o tema pesquisado, onde as várias bibliotecas digitais permitem ao acesso diversificado em todas as áreas do conhecimeto.
    Nesse contexto, a escola tem um papel fundamental de informar e conscientizar o aluno de que pode fazer o uso da leitura e escrita digital desde que seja adequado ao contexto do cotidiano formal e informal.

    Cris Dias e Cris Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Hoje a maior parte das pessoas utilizam a internet para leitura e escrita, possibilitando assim melhor desempenho na comunicação digital com o mundo. Sabemos que esse processo causa danos aos nossos educandos porque muitos que escrevem bem e possuem uma boa leitura, acabam viciados com o uso constante de abreviações, dificultando assim a escrita formal.Muitas vezes forçam as pessoas a procurar uma forma de se alfabetizar para o entendimento dessa linguagem. Outra situação que causa danos é a facilidade que encontramos na internet em pesquisar textos e colá-los, sem nenhuma análise para o seu entendimento. Deixando nossos jovens sem nenhum conhecimento a respeito do tema que foi proposto pela escola.
    Neste sentido o papel da escola é informar e conscientizar o educando para o uso da leitura e escrita digital desde que seja adequada ao contexto do cotidiano formal e informal.
    Gildete T. Lima e Mª Helena Alves

    ResponderExcluir
  3. "LEITURA E ESCRITA DIGITAL"

    A escrita e a leitura digital é nada mais do que uma evolução da forma de escrever e ler. essas flexibilidades trouxe novas possibilidades.a onde podemos cortar, copiar, mover enfim.
    Nesse contexto a escola tem um papel fundamental de informar e conscientizar o aluno de que podem fazer leitura e escrita digital desde que seja adequado ao contexto cotidiano formal ou informal.

    Valbirania e Vanusia

    ResponderExcluir
  4. A leitura e escrita digital é uma grande evolução na forma de ler e escrever.Pois está facilitando uma comunicação rápida, fazendo com que usemos uma linguagem mais informal através de uso de sinais.Mas devemos conscientizar os alunos de que pode fazer o uso da leitura e escrita digital desde que seja adequada ao contexto do cotidiano formal e informal.
    Isaildes Borges e Antonia

    ResponderExcluir
  5. Trabalhando com projetos

    Vivemos em um ambiente globalizado, onde a internet e o avanço científico/tecnológico envolve todos os processos de geração e apropriação do conhecimento. Sendo assim, o professor deve apropriar-se da implantação de projetos que viabilizem maior aquisição de conhecimentos, uma vez que o aluno é o centro desse processo.
    Além de favorecer a construção da autonomia e da auto-disciplina, o trabalho com projetos pode tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, significativo e interessante para o aluno, possibilitando ao mesmo uma oportunidade para que possa pensar e julgar por si, desenvolvendo assim o seu pensamento e a sua criatividade.

    Cristiane Dias e Cristiane Ferreira

    ResponderExcluir
  6. TEXTO:CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

    Em muitas escolas privadas e públicas, a tecnologia ainda se resume a aulas na sala de informática.
    Essa metodologia,também torna o ensino mais atraente aos alunos, acostumados ao dinamismo da internet.“Os alunos não têm mais paciência só para aulas expositivas.
    A nova realidade faz com que o professor precise sair da posição de “enciclopédia humana” para tornar-se um “promotor de interações,o conhecimento está na mão de todos. Ao invés de ‘repassador de informações’, o professor deve preparar o aluno para escutar e respeitar a opinião do outro, de forma que, em conjunto, eles formulem dúvidas e obtenham informações.”

    ResponderExcluir
  7. Leitura e Escrita Digital,

    a leitura e escrita digital é um grande avanço no mundo hoje , as pessoas se comunicam através do mundo virtual ,mas precisamos ter cuidados pois muitos educandos precisa utilizar essas tecnilogias de forma apropriado e linguagem adequada.

    Daiane e Miraci

    ResponderExcluir
  8. Construção do Conhecimento

    O processo de construçao do conhecimento é permanente e vai estar sempre em desenvolvimento, ou seja, novos níveis de conhecimento vão sendo indefinidamente ampliados e reformulados. Enquanto educadores devemos considerar os diversos mecanismos de aquisição de conhecimento dos nossos alunos, bem como os fatores biológicos e emocionais que podem também limitar suas potencialidades intelectuais.
    Visto assim, todo esse processo de construção implica favorecer o desenvolvimento dos alunos, orientá-los nas tarefas, oferecer-lhes novas leituras ou explicações, sugerir-lhes investigações, proporcionar-lhes vivências enriquecedoras e favorecedoras à sua ampliação do saber.

    Cristiane Dias e Cristiane Ferreira

    ResponderExcluir
  9. A Construção do Conhecimento na Sala de Aula. Tornar a ação em sala de aula um trabalho onde o aluno constrói o próprio conhecimento. Ser ou não ser construtivista, na prática educativa, está diretamente relacionado à atuação do professor. Ser construtivista é acreditar que o conhecimento não é transmitido de uma pessoa para outra, mas construído através da participação, atenção e assima de tudo interesse em aprender.

    Daiane Miraci

    ResponderExcluir
  10. Com a escrita digital,a forma tradicional da escrita tornou-se mais fácil, visto que o usuario tem diversos tipos de conteúdos audiovisuais o que flexiona e dá novas possibilidades para a prática da escrita.
    Cabe ao professor o papel de informar e conscientizar o aluno de que pode fazer uso da leitura e escrita digital desde que seja adequado ao contexto do cotidiano formal ou informal.
    Ana Lucia Reis
    Maria Rita de Jesus

    ResponderExcluir
  11. Leitura e escrita digital

    É de comum acordo que essa forma de comunicação nos trouxe uma grande facilidade no modo de expressão.A flexibilidade que ela nos permite é bastate favorável tanto no que diz respeito ao pessoal quanto no profissional.
    No âmbito escolar, é interessante salientar que devemos conscientizar o nosso aluno quanto ao uso da leitura e escrita digital para que ela aconteça de forma adequada.

    Geise Rodrigues.

    ResponderExcluir
  12. A leitura digital está sendo mais usada pelos adolescentes e jovens do que a leitura em livros. Isso tem um lado positivo, pois abre horizontes de informação par aos leitores, torna-se mais atraente e outro negativo que será o mau uso desta leitura e o vívio pela internet.Mas, no do uso de computadores nas escolas, cabe aos professores, monitores e demais pessoas envolvidas, conscientizar o aluno para o discernimento.
    Telma Machado, Ana Lucia Machado e Aline Felipe

    ResponderExcluir
  13. Sabemos que o mundo virtual vem sendo constantemente bombardeado por invasores que por meios ilícitos têm acesso a nossa senha, entram em nossos programas e instalam inúmeros vírus que danificam o PC, além de causar constrangimentos e problemas futuros se decidirem encaminhar e-mails e imagens usando nosso endereço eletrônico.

    Cristiane Dias e Cristiane Ferreira

    ResponderExcluir
  14. Atividade da Unidade I
    Trabalhando com projetos
    Estabelecer um projeto é definir um resultado a ser alcançado.Nessa abordagem, no trabalho com projetos deve-se enfocar a construção de uma escola implantada na realidade e aberta as diversificadas relações sociais. através da problematizaçãoe trabalho com projetos o aluno passa a ser co-autor de sua aprendizagem, decide e compromete-se com a mesma, assume responsabilidades,e sendo agente de seu saber, constroi e produz um conhecimento com sentido e utilidade.
    Sirlede Silva de Macedo e E VANDRO Costa

    ResponderExcluir
  15. O processo de construção do conhecimento e a interação em rede é uma ferramenta muito útil no processo de ensino aprendizagem, pois ele oferece um mundo de facilidades, além de possibilitar uma verdadeira aprendizagem colaborativa em busca de conhecimento.
    Núbia Vieira

    ResponderExcluir
  16. A leitura e escrita digital nos mostram uma evolução na forma de ler e escrever. Pois utilizando as facilidades que a Web proporciona, é possível ler, criar textos e “conectá-los” através de links de uma forma tão prática. No entanto, compete a nos buscarmos e propiciarmos essas formas de interações on-line, oferecendo propostas inovadoras e satisfatórias ao processo educacional e a busca do conhecimento, levando em consideração as possibilidades que a internet oferece aos alunos e a nos, professores.

    Cursistas: Josete Macêdo e Itamar Lopes

    ResponderExcluir
  17. A leitura e escrita digital nos abriram novas possibilidades. Inúmeras são as tarefas que podem ser realizadas com esses recursos. Entretanto tem o lado positivo que é a ampliação do conhecimentos dos nossos alunos, pois é mais atrativo, e o negativo que é não saber usar essas informações. Nesse sentido, a escola tem um papel fundamental de informar e conscientizar o aluno de que podem fazer uso da leitura e escrita digital desde que seja de forma adequada ao contexto do cotidiano.

    Cursistas: Jozinete Macêdo e Marineuza Paixão

    ResponderExcluir
  18. Letramento digital

    O mundo de hoje requer de todos nós a capacidade de comunicar-se com um número cada vez maior de pessoas, de processar dados e informações em maior quantidade e com mais velocidade.
    Apesar de uma boa parte dos professores não terem uma concepção do letramento digital, eles conseguem identificar pontos positivos e negativos em relação à presença do letramento digital em ambiente educativo escolar. Acreditamos que o uso do letramento digital também prejudica o usuário no sentido de reduzir a capacidade crítica do assunto e empobrecer a escrita oficial. A comunicação on-line é muito importante, mas ainda pouco suficiente para que os professores estejam totalmente envolvidos nas formas de comunicação que seus alunos estão inseridos, pois uma boa parte dos docentes não consegue entender perfeitamente os códigos lingüísticos que estão sendo usados constantemente pelos alunos na Internet.
    Assim, acreditamos que este fato pode estar levando os professores a uma situação de exclusão do novo tipo de cultura da escrita digital, dificultando a chance de mediar esta forma de comunicação e informação dentro da escola, o que objetiva ampliar nos alunos as habilidades de leitura e escrita no contexto cibernético em sala de aula. Compete à escola, buscar e propiciar essas formas de interações on-line, oferecendo propostas inovadoras e satisfatórias ao processo educacional e a busca do conhecimento, levando em consideração as possibilidades que a internet oferece aos alunos e professores.


    Alunas: Eliane Jesus dos Santos Alves e Eliane Vitória Santos Pamponet.

    ResponderExcluir
  19. A leitura de qualquer forma é muito importante, o que considero um ganho na forma digital é o fato de termos acesso a várias notícias em tempo real, de vários textos, livros de assuntos variados que nos proporcionam certa curiosidade em pesquisar mais sobre os mesmos. A escrita é consequência disso, pois quem lê tem mais facilidade para escrever.
    A perda em minha opinião é que muitas vezes as pessoas não sabem utilizar de forma correta o que a leitura e a escrita digital oferecem e dessa foram copiam e colam os textos sem ao menos ter o trabalho de ler. Para mudar essa realidade cabe ao professor e a escola fazer uma grande conscientização da importância de usar os conteúdos da Internet de forma correta, sempre lendo e entendendo o que foi pesquisado
    Sandra Alves

    ResponderExcluir
  20. Hoje em dia o mundo virtual traz inúmeras facilidades para o homem. A leitura e a escrita digital é uma das mais utilizadas principalmente pelos jovens que buscam ganhar tempo em suas atividades, sem refletir às vezes no prejuízo que poderão sofrer em não se preocupar com a forma correta da escrita. Cabe à escola mostrar as duas faces para que o aluno esteja consciente e busque o melhor para sua realização pessoal.
    Laede Carvalho da Silva

    ResponderExcluir
  21. Refetindo sobre leitura e escrita digital

    Com o surgimento do mundo virtual, surge também uma nova forma de leitura e escrita, mais rápida, mais resumida, que pode ser vista por milhares de pessoas em qualquer parte do mundo. Toda essa flexibilidade trouxe novas possibilidades, que não devem ser ignoradas pela escola, muito pelo contrário, a escola deve informar e conscientizar os jovens das inúmeras possibilidades que essa nova ferramenta oferece e alertá-los dos perigos escondidos por trás de tantas facilidades.

    Alunas: Edileide Costa e Saara Suzart

    ResponderExcluir