terça-feira, 31 de agosto de 2010

ATIVIDADE DA UNIDADE VIII

UNIDADE VIII

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ELETRÔNICOS

PASSO A PASSO DE COMO SE CRIAR UM GRÁFICO NO OPENOFFICE CALC

1 – De dois cliques no ícone OpenOffice Calc na tela de trabalho
2 – Colocar o título do Gráfico
3 – Selecionar as informações digitadas
4 – Clicar no menu Inserir
5 – Clicar no menu gráfico
6 – Escolher o modelo do Gráfico
7 – Clicar em Concluir.


3.3. BARRA DE FERRAMENTAS PADRÃO

ATIVIDADE DA UNIDADE VII

UNIDADE VII

SLIDES DIGITAIS NA ESCOLA


PASSO A PASSO PARA SE CRIAR UM SLIDE

UTILIZANDO O IMPRESS
Acesse o Impress:
1. Menu Aplicações – Escritórios –BrOffice.org Impress (Apresentações).
Sempre ao iniciar o BrOffice.org Apresentação será apresentado ao usuário a tela do assistente de apresentação com 3 opções :
 
Nessa tela do Assistente de Apresentação, aparecerá três opções:
l Apresentação vazia: que abrirá um documento em branco para ser editado;
l Apartir de um modelo: que criará uma apresentação baseada em modelos;
l Abrir uma apresentação existente: que abrirá uma apresentação criada anteriormente.

  1. Tela principal do Impress

A tela principal do aplicativo contem algumas áreas importantes, que serão referenciadas ao longo de todo esse Manual, conforme descrito abaixo:

Barra de Títulos: contem o nome do arquivo que está sendo editado, o nome do aplicativo e sua versão, e os botões para minimizar, maximizar/restaurar e encerrar o aplicativo;

Barra de Menus: contem os nomes dos menus para acesso às listas de comandos e funções do BrOffice.Org

Barra de Objetos: contem os botões para acesso rápido aos comandos de edição de texto, tais como: tipo e tamanho de letras, estilos de parágrafos, etc;

Barra de Ferramentas: contem os botões para acesso rápido aos comandos de inserção de tabelas, gráficos, corretor ortográfico etc;

Barra de Status: Apresenta informações para orientação do usuário tais como o número da página, zoom, tipo de texto etc;

Barras de Rolagem: utilizadas para mover e visualizar trechos do seu texto;

Painel de Slides : utilizado para conter os slides já criados pelo usuário como parte integrante da apresentação que está sendo editada;

Painel de Tarefas : utilizado para conter páginas que permitirão ao usuário especificar páginas mestras, layouts, animação personalizada e transição de slides. Clicando no pequeno símbolo triangular, no canto superior esquerdo fará com que a respectiva página se abra com as opções
existentes e a página anteriormente aberta seja fechada.

  1. Criar uma apresentação vazia e depois você criará baseada em modelos disponíveis;

2.1 Clique em Páginas Mestres e selecione um modelo para seu slide:

  1. Para o próximo slide, selecione em Layouts à direita: Escreva um título e subtítulo

3. Para inserir novo slide clique slide em para criar os slides necessários em sua apresentação;

4. Coloque efeitos em sua apresentação, para isto conheça as possibilidades existentes no painel de tarefa (animação personalizada e transição de slides), teste vários!

4.1 Animação personalizada

Seleciona o texto ou imagem / em adicionar, escolha um efeito

Clique no Menu: Apresentação de Slides / Animação personalisada

4.2 Transição de slide
Clique no Menu: Apresentação de Slides / Transição de Slides
LEMBRE-SE: Se sua apresentação for formal, não exagere em efeitos, cores e sons!

5. Crie um slide e utilizando os recursos da caixas de texto localizado na BARRA DE DESENHO (parte inferior do slide).

6. Inserir Figuras

Utilize as figuras que estão na pasta Figuras para inserir sua apresentação. Dê um título e faça a animação. Use sua criatividade.

Clique no Menu: Inserir Figura / Do Arquivo...

7. Formas de visualização:

• Normal: é possível criar e editar slides

• Estrutura de Tópicos: É o sumário da apresentação, aí aparecem apenas os títulos e os textos principais de cada slide.

• Notas: você pode adicionar notas aos seus slides.

• Folheto: É uma pequena versão impressa dos slides, para distribuir entre os ouvintes.

• Classificação de slides: Exibe miniaturas dos slides.

8. Apresentação vazia. Escolha uma apresentação vazia;

8.1 Para o primeiro slide, selecione o segundo Layouts à direita:

Escreva um título e subtítulo.

Na nova janela que abre, conheça as ferramentas:
9.. Colocar um plano de fundo – Menu Formatar - Página
9.1 Clique na aba Plano de fundo,

Conheça as opções de plano de fundo: Cor, Gradiente, Preenchimento e Bitmap.

Selecione uma cor que lhe agrade e clique em OK.

Determine SIM para todas as páginas ficarem com o gradiente selecionado ou NÃO para formatar apenas a página que está em uso;


10. Para inserir novo slide clique em ou em Estruturas de tópicos dê Enter para criar os slides necessários em sua apresentação;
11. Crie um e coloque caixas de texto localizado na BARRA DE DESENHO com o nome de suas atividades desenvolvidas;
Coloque efeitos em sua apresentação, para isto conheça as possibilidades existentes no painel de tarefa (animação personalizada e transição de slides), teste vários!
Utilize as figuras que estão na sua pasta para criar sua apresentação. Dê um título e faça a animação. Use sua criatividade.
Inserir Figura / Do Arquivo...
LEMBRE-SE: Se sua apresentação for formal, não exagere em efeitos, cores e sons!

ATIVIDADE

1 – Inserir novos slides na apresentação;
2 – Modificar o design de um slide;
3 – Modos de aporesentação;
4 – Inserir imagens no slide;
5 – Exibir a apresentação;
6 – Programar efeitos de transição de slides;
7 – Cronometrar efeitos de transição de slides;
8 – Salvar sua apresentação

ATIVIDADE DA UNIDADE VI

UNIDADE VI

COOPERAÇÃO PRESSUPÕE DIÁLOGO!

TÓPICO (SUBTÓPICO): ____________________________________
DIA: ___________ / ______________ / _________________________
REMETENTE: _____________________________________________
MENSAGEM: _____________________________________________
__________________________________________________________


Email: é um serviço de envio e recebimento de mensagens eletrônicas
O termo email é derivado do termo em inglês “eletronic mail” (correio eletrônico).

Veja o que colocar nos campos de destinatários:

Para: é onde você deverá colocar o endereço de e-mail do destinatário principal. Se quiser, você poderá colocar mais destinatários separando-os por vírgula.

CC: significa Com Cópia. Aqui você poderá, se quiser, colocar mais destinatários que também devem receber uma cópia da mensagem.

CCO: significa Com Cópia Oculta. Se você quer mandar uma cópia da mensagem para alguém, mas não quer que os outros destinatários fiquem sabendo, você poderá usar este campo para incluir o endereço de e-mail dessa pessoa.

Preenchidos os destinatários, é hora de se preocupar com a mensagem a ser enviada:

Assunto: Sintetize em poucas palavras o assunto de sua mensagem, de forma que o destinatário consiga saber o assunto da mensagem antes de abri-la.

Texto da mensagem: Este é o espaço para você digitar a sua mensagem, como se estivesse usando um editor de textos comum, podendo mudar o tipo de letra, colocar itálicos, sublinhados, negritos etc.

Anexar arquivos: Clicando nesse botão, é exibida uma janela mostrando os arquivos que estão em seu computador para que você escolha qual deles será anexado à mensagem.

Depois de indicar o destinatário, assunto e escrever o texto da mensagem, basta clicar no botão "Enviar".

A partir desse momento sua mensagem segue viagem pelas redes eletrônicas da internet, passando por provedores de acesso e servidores de e-mail até chegar ao seu destinatário (ou destinatários).

Tudo isso normalmente demora apenas poucos segundos.

Os e-mails recebidos ficam armazenados em uma pasta, normalmente chamada de Caixa de Entrada, em alusão às caixas de correio tradicionais.

Na Caixa de Entrada são listados os assuntos das mensagens, seus remetentes e a data de envio.

Para acessar o texto da mensagem e seus anexos basta clicar. Com a mensagem aberta, você poderá encaminhá-la a outras pessoas, responder a mensagem ao remetente ou responder a todos os destinatários.
Respondendo mensagens:

Responder: ao clicar em "Responder", é aberta uma tela de criação de e-mail. A diferença é que ela já vem preenchida com o destinatário (que é o remetente da mensagem original), como o assunto, que é o mesmo da mensagem original precedido de "Re:" e, muitas vezes, acompanha uma cópia da mensagem original no espaço reservado ao texto da mensagem. Os anexos não acompanham a resposta.

Responder a todos: este botão funciona como o "Responder". A única diferença é que o campo "Com Cópia" também vem preenchido, usando todos os outros destinatários da mensagem original.

Encaminhando mensagens:

Ao clicar em "Encaminhar", também é aberta uma tela de criação de e-mail, mas dessa vez a nova mensagem vem com o destinatário em branco, para que você indique o endereço do novo destinatário.

O assunto também já vem preenchido, e é o mesmo da mensagem original precedido de "En:" ou "Fw:" se a linguagem do programa for o inglês.
A mensagem original é copiada no espaço reservado ao texto da mensagem. Os arquivos anexados na mensagem original permanecem como anexos na nova mensagem.

Você pode incluir uma "assinatura" em todos os e-mails que enviar.

A assinatura nada mais é do que um pequeno texto de uma ou duas linhas com suas informações de contado, como nome, e-mail e telefone.

Evite assinaturas com muitas linhas de texto, pois elas poderiam ficar maiores do que a mensagem propriamente dita.

A maioria dos programas de e-mail e webmails possuem a opção de criar uma assinatura e acrescentá-la ao final de todas as mensagens automaticamente.



OBS: CRIAR EMAIL DO GMAIL PARA TODOS OS MEUS ALUNOS

VÍDEOS

PROGRAMA OLHAR DIGITAL REDE TV





Dois vídeos com reportagens sobre redes sociais e seu papel na comunicação interpessoal estão disponíveis no Youtube:

  • Especial Orkut – Programa Olhar Digital RedeTV


  • Vídeo Clipping do blog REDES SOCIAIS NEWS
  • (http://redessociaisnews.blogspot.com), trazendo uma interessante matéria sobre o fenômeno das redes sociais, postada pelo site Olhar Digital no dia 02/03/09.

ATIVIDADE DA UNIDADE V

UNIDADE V

COOPERAÇÃO (OU INTERAÇÃO) NA REDE?


Tema: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

1 – Expresso minhas reflexões acerca dos conteúdos de estudo?
2 – Fundamento minhas reflexões?
3 – Demonstro ter compreendido os conceitos necessários para atingir os objetivos propostos?
4 – Busco aprofundamento teórico nas referências complementares sugeridas e/ ou outras fontes?

ATIVIDADE DA UNIDADE IV

UNIDADE IV

ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS



TEMA: REFLETINDO SOBRE “LEITURA E ESCRITA DIGITAL”

Pesquisar sobre este tema e fazer o trabalho observado estes passos a seguir.

ATIVIDADES

Fazer um relatório sobre Projeto Integrado de Aprendizagem
1 – CAPA
2 – APRESENTAÇÃO DO PROJETO
3 – DESENVOLVIMENTO/RESULTADOS
REFERÊNCIAS

OBS: VER MODELOS NA PÁGINA 137 DA APOSTILA CD QUE LHES FOI ENTREGUE.

1 – Formatação da capa do documento (Centralizar)
2 – Inserir imagem sobre o tema
3 – Formatar Parágrafo
4 – Formatar fonte “Times New Roman” tamanho 12

ATIVIDADE DA UNIDADE III

UNIDADE III

BLOGS: O QUE? PARA QUE? COMO?

ATIVIDADES

1 – CADA UM CRIAR O SEU BLOG


PASSO A PASSO PARA SE CRIAR UM BLOG



1 – Acessar o site www.blogspot.com
2 – Escolher a opção criar novo blog
3 – Preencher o formulário
4 – Copiar código de verificação que está na cor verde
5 – Clicar em continuar
6 – Definir o nome do Blog
7 – Escolher o modelo em designer
8 – Continuar

ESCREVER NO BLOG

1 – Clicar em Postagem
2 – Colocar o título da mensagem
3 – Clicar em html
4 – Escrever a Mensagem
5 – Salvar
6 – Publicar a mensagem
7 – Clicar em visualizar blog

COMO APAGAR OU EMENDAR UM TEXTO JÁ PUBLICADO

1 – Digitar www.blogspot.com
2 – Colocar o endereço do email
3 – Colocar a senha
4 – Dá enter

ALTERAR O CONTEÚDO DE UMA MENSAGEM

1 – Editar
2 – Altere o que quiseres
3 – Clicar em publicar

APAGAR UMA MENSAGEM JÁ INSERIDA

1 – Escolher a mensagem a ser apagada
2 – Clicar nela
3 – Clicar em delete



INFORMAÇÕES DO PERFIL

1 – Editar perfil
2 – Salvar

FAZER COMENTÁRIOS

1 – Entrar no blog
2 – Clicar em comentários abaixo da mensagem
3 – Escrever o comentário
4 – Clicar em postar comentário

INSERIR IMAGEM


1 – Clicar em nova postagem
2 – Clicar na figura próxima ao botão depois do ABC
3 - Clicar em enviar arquivo para procurar imagem
4 – Escolher a posição layout.da imagem
5 – Fazer upload da imagem

INSERIR VÍDEOS NO BLOG

1 – Clicar em nova postagem
2 – Clicar na figura adicionar vídeo
3 – Entrar no www.youtube.com
4 – Pesquisar e escolher o vídeo
5 – Clicar na palavra incorporar no site do youtube
6 – Clicar com o botão direito do mouse e copiar o código
7 – Clicar em editar HTML
8 – Colar o código
9 – Escolher o tamanho do vídeo
10 – Clicar em salvar agora
11 – Publicar Postagem

1 – Demonstro respeito à diversidade de ideias e compartilho minha opinião a partir de propostas dos colegas?

2 – Busco trazer questionamentos significativos a partir de manifestações dos colegas?

3 – Participo ativamente na construção coletiva do conhecimento aprofundando ideias/conceitos e/ou colocando uma nova perspectiva?

SITES

ATIVIDADE DA UNIDADE II

UNIDADE II

NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA NA REDE

    ATIVIDADES
1- ASSISTIR OS VÍDEOS ABAIXO E FAZER COMENTÁRIOS SOBRE CADA UM. 
OBS: PUBLICAR NO BLOG DO PROINFO MACAJUBA 
www.proinfomacajuba7@blogspot.com

VÍDEOS

1 – NAVEGAR É PRECISO
2 – OS INVASORES
3 – SPAM
4 – A DEFESA
5 – A HISTÓRIA DA INTERNET

SITES PARA SEREM ACESSADOS COMO PESQUISA

ATIVIDADE DA UNIDADE I

ATIVIDADES DA UNIDADE I

TEMA: TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL

POR QUE PRECISAMOS USAR A TECNOLOGIA NA ESCOLA?
Pag. 40 da apostila CD.

TRABALHANDO COM PROJETOS www.tvbrasil.com.br/salto/boletins2002/cp/texto1.htm

1 – Qual o tema que queremos trabalhar?
2 – Por que o interesse por este tema? O que já sabemos a respeito?
3 – Quais as principais dúvidas/inquietações que possuímos acerca do tema?
4 – Será que já existem respostas para estas dúvidas?
5 – Por que é importante encontrar respostas para estas dúvidas?

VÍDEOS

1 – CRIANÇA A ALMA DO NÉGÓCIO
2 – VICIADO EM WORD OF WARCRAFT
3 – FASES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
4 – O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA VIDA SOCIAL
5 – LADISLAU DOWBOR – EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.

Obs. CADA GRUPO ESCOLHER UM FILME E FAZER UM COMENTÁRIO SOBRE O MESMO.
ENTREGAR CÓPIA ESCRITA E DIGITADA.
OS VÍDEOS SE ENCONTRAM NO BLOG DO PROINFO INTEGRADO 

                     EMAIL -  proinfomacajuba7@blogspot.com


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CURSISTAS PROINFO INTEGRADO 2010

1 - ALINE FELIPE DE CARVALHO
2 - ALINE MACEDO DA SILVA
3 - ANA LUCIA MACHADO DE OLIVEIRA
4 - ANA LUCIA RODRIGUES REIS DO NASCIMENTO
5 - ANASTÁCIA PEREIRA OLIVEIRA SENA
6 - ANTONIA ARAUJO DE SOUSA
7 - CRISPINA SILVA DE QUEIROZ SOUZA
8 - CRISPINIANA SILVA DE QUEIROZ SOUZA
9 - CRISTIANE DIAS
10 - CRISTIANE FERREIRA DA SILVA
11 - DAIANE BRITO DE JESUS
12 - DANIELA SANTOS FREITAS DE OLIVEIRA
13 - EDILEIDE COSTA NEVES DA SILVA
14 - ELIANE JESUS DOS SANTOS ALVES
15 - ELIANE VITÓRIA SANTOS PAMPONET
16 - EVANDRO SANTOS COSTA
17 - FABRIZZIA ALVES DE SOUZA
18 - GECIVALDO SANTOS DE SOUZA
19- GEISIANE RODRIGUES DOS SANTOS
20 - GILDETE TELES DE LIMA
21 - HEYDE PEDREIRA DE SOUZA
22 - ISAILDES CARVALHO BORGES
23 - ITAMAR COSTA DE SANTANA LOPES
24 - JANEDE SAMPAIO BRITO SIMÕES
25 - JAYNE TELES DOS SANTOS
26 - JOELMA SANTOS FRAGA
27 - JOSETE GOMES DE OLIVEIRA MACEDO
28 - JOZINETE GOMES DE OLIVEIRA MACEDO
29 - LAEDE CARVALHO DA SILVA
30 - MARIA APARECIDA SANTANA SILVA DIAS
31 - MARIA DAS DORES PEREIRA DA SILVA
32 - MARIA HELENA DA CONCEIÇÃO ALVES
33 - MARIA RITA DE JESUS
34 - MARINEUZA S. COSTA DA PAIXÃO
35 - MILTON CARDOSO DE OLIVEIRA NETO
36 - MIRACI DE OLIVEIRA BRITO
37 - MIRIA DE QUEIROZ MACEDO
38 - MOURACI SANTOS TELES
39 - NANCY PEDREIRA ALVES
40 - NUBIA PAMPONET DE SOUZA VIEIRA
41 - PATRICIA LOPES DE SOUZA SILVA
42 - ROSIMEIRE DE MACEDO M. DOMINGUES
43 - SAARA SUZART DOS SANTOS BATISTA
44 - SANDRA DA CONCEIÇÃO ALVES
45 - SIRLEDE SILVA DE MACEDO
46 - TELMA MACHADO DE OLIVEIRA
47 - UBERLÂNDIA RIBEIRO DE OLIVEIRA
48 - VALBIRANIA MACIA BRITO DA SILVA
49 - VANJA BARBARA SOARES PAMPONET
50 - VANUSIA DAS VIRGENS BRITO